sábado, 9 de maio de 2009

Competição Feminina (DxWxS)

Hoje eu entrei numa comunidade nova (no orkut) e acabei querendo me aprofundar um pouquinho no tema e conhecer opiniões diferentes. A tal comunidade era Sou Competitivo (a) . Bom eu me toquei que toda a minha vida eu reclamei das mulheres serem muito competitivas, e agora quase mais perto dos 30 do que dos 20 eu parei por uns segundos e pensei: “não seria eu a competitiva?!” Bom, é o que eu estou tentando responder. Nesse aprofundamento que no fundo é uma micro-análise superficial.Primeiro achei este texto que achei bacaninha sobre o assunto: lá ele é abordado de uma maneira bem fácil para entender. Dizem que as mulheres são naturalmente competitivas, desde criancinha, quando desejam uma boneca melhor do que a da amiguinha... e que isso é cultural também.

Mas, porém, contudo, ainda assim.... posso comparar o meu ponto de vista com uma competição industrial, certo? Certo. (adoro quando eu mesma me respondo). Lá está as empresas D criando um ataque ofensivo às empresas W. A D toma conhecimento no portifólio da W, oferece festas para os patrocinadores e afiliados da W, toma posse do mailing principal da W e então lança uma proposta de união para patrocinar um evento. As empresas W unem o nome às empresas D porque a proposta era através do que cada uma tinha de melhor e criar um evento.

A partir daí, então, é quando, não muito depois... As empresas D assinam contrato com a modelo que a W estava para assinar, a D troca contrata o design gráfico da W e acima de tudo começa a produzir um produto igual ao da W. O que faria esta segunda empresa? Ia deixar se engolir pela concorrente que um dia foi afiliada?

Bom, provavelmente não funciona assim no mundo dos negócios, mas no mundo feminino, no MEU mundo feminino funciona assim. Não vou ficar parada vendo uma sucção das minhas coisas, da minha vida, do meu estilo de vida, dos meus trejeitos, gostos, modos, palavras, gírias sendo reproduzidas e assinadas por uma outra mulher, eu batalho duro pra ser uma boa mulher e reconheço e admiro quando considero que alguém exerce essa função melhor do que eu. Não quero competir, acho que nesse mercado ainda tem espaço pra todas, D W S... mas se vêm mexer com o que é meu, eu viro bicho.

Se fosse no mundo dos negócios, eu processava. Eu patentearia tudo, faria uma oferta maior ao meu design... e se por acaso... eu tivesse recebido um golpe através de uma falsa oferta de uma concorrente eu apelaria para todos os métodos legais. Acho que é aí que a empresa concorrente vira a empresa rival. E aí que a mulher concorrente vira rival.

Ainda além eu digo que não estou falando em competição por homem não. Estou falando competição no oficio de ser mulher, e arranjar homem é só uma dessas coisas. Tem mil outras... eu não sou boa em todas, e se fosse acho que seria um tipo de mulher assustadora, porque defeito faz da gente mais humano. Homem é o aspecto mais valorizado, mas é apenas mais um dentre eles: andar de salto com elegância e sensualidade, ser sensual, ter um corpo legal, saber se vestir, ter um estilo, estar cheirosa, cuidar do cabelo e da pele, estudar, cultivas boas amizades, ter boa saúde, cozinhar bem, estar por dentro de filmes peças e livros, conhecer boas comidas, saber ouvir, demonstrar carinho aos semelhantes, ter habilidades específicas, instinto maternal, e eu vou parar por aqui porque é possível preencher uma lauda inteira com isso.

Agora posso responder. Sim eu sou competitiva, mas sou quando eu vejo que todo o meu esforço para construir uma mulher integra está sendo sugado, roubado, e destruido por uma concorrente. Aí não há amizade e bondade que resista. E eu espero, ahn... eu espero... que um dia eu suba a escala. Que escala? Bom... Lá em baixo estão as altamente competitivas (D), no meio estão as que respondem a competitividade agressiva da concorrência (W) e a cima estão aquelas mulheres tão firmes no mercado que nem se abalam com a tentativa de compatitividade das abaixo (S). Em geral as medianas (W) estão satisfeitas e respeitam as do tipo S (super fortes e estabelecidas no mercado) e as empresas pequenas (D) ficam tentando devorar as do meio.

Nenhum comentário: